Um dos assuntos mais procurados entre os trabalhadores, é sobre quem tem direito ao PIS/Pasep 2022. Isso porque a data do saque foi modificada, assim, propiciando que um grupo específico tenha a possibilidade de receber o valor em prazos diferentes. Para mais informações sobre quem tem direito ao PIS/Pasep 2022, continue acompanhando o portal!
GUIA DE CONTEÚDO
O que é PIS/Pasep
Apesar de terem siglas diferentes, o abono salarial 2022 tem a mesma função. O PIS significa Programa de Integração Social, já o Pasep significa Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público e tem liberação para grupos específicos.
Os valores são arrecadados em fundos próprios do programa, atualmente para o Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Dos anos de 1971 até 1988, o valor era disponibilizado diretamente das contas individuais dos trabalhadores, estes, podiam realizar o saque de acordo com o calendário PASEP 2022 e PIS pré determinado.
Portanto, os trabalhadores que exerceram atividades laborais em datas anteriores a 1988 tem uma conta vinculada ao abono salarial.
Atualmente, a notícia é de que as datas para liberação do abono salarial mudou. As pessoas que iriam receber na segunda metade de 2021 vão receber em 2022. Sendo assim, os trabalhadores terão acesso a dois saques do valor PIS/Pasep 2022.
Entre outros fatores, a mudança de prazo pode ser explicada devido uma alteração de regra do pagamento.
Segundo a Codefat, a liberação do valor de um abono poderia ser pago entre o período do segundo semestre do ano posterior até o início do ano subsequente.
Entretanto, com as novas regras, as pessoas que têm direito ao valor em 2020 receberão apenas em 2021.
Outra novidade é que o dinheiro será liberado em sua totalidade. Veja a seguir mais detalhes sobre o valor e quem tem direito ao PIS/Pasep 2022.
Qual será o valor do abono liberado em 2022?
É importante mencionar que o valor disponibilizado tem relação direta com o tempo trabalhado. Além disso, em 2022 a Codefat tem a intenção de liberar dois abonos.
O limite de liberação é de até um salário mínimo, isso para quem desempenhou funções laborais pelo período de um ano.
Desse modo, o valor mínimo é de R$ 92 para aqueles que estiveram empregados pelo período de 30 dias, tempo mínimo para ter direito ao benefício.
O cálculo para liberação do valor funciona dividindo o valor do salário mínimo por 12 e em seguida uma multiplicação referente aos meses trabalhados.
Quem tem direito ao PIS/Pasep 2022?
Para ter direito aos dois benefícios é fundamental que o trabalhador cumpra alguns requisitos. Além disso, o calendário PIS 2022 obedecido, será o referente ao abono liberado. Sendo assim, será a tabela de 2021 e 2022. Quem tem direito ao PIS/Pasep 2022 são:
- Prazo mínimo de cinco anos cadastrado junto ao PIS;
- Trabalhadores que recebem um valor máximo mensal de até dois salários mínimos.
É válido mencionar que as regras acima são relacionadas aos dois pagamentos. Entretanto, o abono salarial tem regras próprias que dão direito à liberação do valor. Entre elas, podemos citar:
- Exercido atividade formal pelo prazo mínimo de 30 dias;
- Empresa com o cadastro atualizado junto ao Governo Federal.
Consulta PIS/PASEP 2022
O acesso ao valor do benefício varia a depender se o trabalho é na rede pública ou privada. O Banco do Brasil tem a responsabilidade de informar aos servidores públicos. Aos interessados, pode ligar para o telefone abaixo:
- 4001- 0001
As pessoas que têm direito ao PIS podem acessar o valor:
- No portal Caixa. Para isso, clique aqui;
- No aplicativo Caixa Trabalhador aqui;
- Pelo telefone: 0800 726 0207.
Trabalhadores brasileiros têm R$ 24,5 bilhões a receber parados no banco. É um dinheiro de duas fontes diferentes: as cotas do PIS/Pasep e o abono salarial também do PIS/Pasep.
Fonte: Portal UOL
Os valores devem ser sacados até maio de 2025. Os herdeiros têm direito a receber o benefício. Para isso, é fundamental entrar em contato com a Caixa Econômica Federal portando documento de identificação e comprovante de herdeiro.
Para mais detalhes sobre quem tem direito ao PIS/Pasep 2022, continue acompanhando o portal.