Consultar FGTS 2022: Consulta do Saldo e Extrato pelo Aplicativo

Como consultar FGTS 2022 é o assunto principal do texto abaixo. Muitos contribuintes não sabem o que fazer para acessar os dados, os extratos ou o saldo liberado. Veja a seguir mais detalhes sobre valores e como consultar o FGTS 2022 pelo aplicativo!

Consultar FGTS 2022
Consultar FGTS 2022

Quem tem direito ao FGTS?

Para ter direito ao FGTS é necessário ter um emprego formal regulamentado pela Previdência Social. Portanto, foi criado com a principal função de amparar os trabalhadores demitidos sem justa causa.

O valor é depositado mensalmente com o percentual equivalente a 8% do salário mínimo. Sendo assim, todo trabalhador formal independente de ser rural, doméstico, temporário, atletas, safreiros ou afins, tem direito ao depósito mensal e ao saque.

Ainda, tendo direito a receber parcelas especiais por meio do saque aniversário FGTS 2022.

O responsável pelos pagamentos e por administrar tudo que se refere ao FGTS é a Caixa Econômica Federal. Os valores têm rendimento anual de 3%. Além de trabalhadores demitidos, outros grupos têm direito a receber o FGTS.

Entre eles, podemos citar: aposentados, extinção de contrato de trabalho, trabalhadores que têm conta vinculada, mas não tiveram depósito por pelo menos 3 anos.

A documentação para achar o valor é específica. Contudo, os documentos que são comuns para todos são a Carteira de Trabalho e número de inscrição cadastral do PIS/PASEP.

Veja a seguir como consultar FGTS 2022.

✓ Confira mais informações sobre o FGTS:


Como consultar FGTS 2022?

A consulta do Fundo de Garantia é fundamental para pessoas que desejam não apenas saber o valor, mas ter consciência sobre as datas de pagamento. As formas para consultar FGTS 2022 são várias e pode ser feita pelo portal, pelo aplicativo ou por meio do SMS.

As mensagens de texto são enviadas periodicamente a fim de informar sobre saques e valores disponibilizados. É necessário um cadastro que pode ser realizado por meio deste link ou através de terminais de autoatendimento.

Os clientes do banco podem realizar o procedimento também pelo Internet Banking pelo celular, computador ou qualquer aparelho que tenha acesso à internet e consiga entrar no sistema do banco.


Como consultar FGTS pelo site

Para consultar através do portal Caixa, continue acompanhando as dicas abaixo:

  • Acesse o portal aqui;

  • Informe dados do CPF/NIS e cadastre a senha;
  • Aceite os regulamentos liberados em tela;
  • Finalize o questionário e acesse o sistema.

Por meio desse cadastro, é possível acessar todas as informações referentes ao FGTS.


Como baixar o aplicativo do FGTS?

O app também é uma plataforma efetiva de consulta e pode ser encontrada nas lojas do seu aparelho celular. A ferramenta é gratuita, além disso, é possível realizar envio de documentos.

O acesso é simples e é necessário um cadastro para ter acesso a todos os atendimentos junto à plataforma. Depois do preenchimento do questionário, é fundamental inserir uma senha e confirmar os dados por meio do e-mail.

Todas às vezes que for acessar o aplicativo, será necessário inserir o login e senha. 

A Caixa lançou mais uma novidade: o Saque do FGTS agora é 100% digital, para todas as modalidades previstas em lei. Por meio do App FGTS é possível solicitar o saque, indicar uma conta de qualquer banco para receber o crédito, fazer upload de documentos, acompanhar as etapas do processo e muito mais. 

Fonte: Portal Caixa

Há um novo projeto de lei tramitando na Câmara dos Deputados com a intenção de permitir a movimentação do valor do FGTS 2022 para idosos de 60 anos. A mudança quer diminuir em 10 anos a idade estabelecida por lei.

A iniciativa é do deputado Ossesio Silva do partido Republicanos de Pernambuco. Para mais detalhes sobre como consultar FGTS 2022, continue acompanhando o portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Consultar FGTS 2022: Consulta do Saldo e Extrato pelo Aplicativo

Joanne Coutinho
Formada em Ciências Contábeis e especialista em produção de conteúdo para web desde 2015, trabalha como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre os principais assuntos relacionados a economia e finanças brasileiras.