Se você tem dúvidas de como consultar PIS 2022 aqui é o seu lugar, pois separamos as principais informações e esclarecimentos sobre calendário, pagamento, formas de consulta e como acessar o saldo do abono salarial. Para mais detalhes e esclarecimentos sobre como consultar PIS 2022, veja a seguir!
GUIA DE CONTEÚDO
O que é PIS?
O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, é um abono salarial pago para os trabalhadores de empresas privadas.
De mesma categoria do Pasep, o PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal e por meio de prazos são estabelecidos os pagamentos dos trabalhadores sobre o benefício do PIS/Pasep 2022.
O PIS foi unificado com o Pasep desde metade dos anos 70 e a arrecadação se dava em caráter individual. Contudo, em 1988, o mecanismo mudou e por meio da constituição, os valores foram disponibilizados para o Fundo de Amparo ao Trabalhador.
O FAT é um capital que trabalha em parceria com o Ministério do Trabalho a fim de custear programas como o seguro-desemprego, por exemplo. A CODEFAT é o conselho que organiza e administra. Portanto, funciona como um gestor da FAT.
Quem tem direito de receber o PIS 2022?
Há uma lista de quem tem direito ao PIS/Pasep 2022. Dentre elas, estão:
- Aposentados;
- Pessoa que recebem benefício por invalidez;
- Idosos que recebem BPC;
- Pessoas diagnosticadas com neoplasia ou seus dependentes;
- AIDS;
- Dependentes de contribuintes falecidos;
- Pessoas listadas na Lei 13.932/2019;
- Doenças inseridas na Portaria Interministerial MPAS/MS 2.998/2001
Contudo, é importante esclarecer que os grupos citados acima devem constar entre os contribuintes que se referem aos anos de 1971 até 1988 cadastrados no programa. Veja a seguir como consultar PIS 2022.
Como consultar PIS 2022?
A consulta do PIS pode ser realizada através da Caixa Econômica Federal. Por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, é possível acessar as informações sobre o seguro-desemprego e os abonos salariais.
O valor será liberado de acordo com um calendário PIS 2022 pré determinado que ainda está em fase de aprovação. É importante esclarecer a diferença entre o abono salarial e a cota PIS.
A cota PIS é para as pessoas que cumprem os requisitos acima e que ainda não realizaram o saque do valor. Já o abono salarial PIS é um benefício garantido por lei. Sendo assim, é destinado às pessoas que:
- Estão inseridas no programa pelo prazo mínimo de 5 anos;
- Remuneração salarial de até 2 salários mínimos;
- Ter exercido atividades laborais pelo menos por 30 dias;
- Estar inserido na Relação Anual de Informações Sociais – RAIS.
A consulta do PIS também pode ser feita através do portal da Caixa. Para isso, basta seguir os passos abaixo e veja como consultar PIS 2022:
- Acessar o portal de consulta aqui;
- Inserir os dados e acessar.
Por essa modalidade de acesso, o contribuinte pode inserir o CPF, NIS ou e-mail cadastrado. O login também pede uma senha. Caso o beneficiário ainda não tenha um cadastro junto à Caixa pode realizar através do portal.
Serão necessárias informações pessoais e sobre a conta no banco, depois disso uma senha é liberada para acesso no portal ou no App Caixa.
Como sacar o saldo do abono
O PIS pode ser sacado mediante três modalidades. Isto é, as pessoas que têm conta da Caixa e são inseridas nas regras de direito ao benefício, o banco disponibiliza o valor de forma automática.
As pessoas que possuem o Cartão do Cidadão podem realizar o saque nas casas lotéricas ou em correspondentes bancários da Caixa.
✓ Veja também o calendário PASEP 2022
Contudo, os segurados que não apresentarem nenhum dos dois critérios acima devem se dirigir à alguma unidade CAIXA para realizar o saque do abono salarial.
Para mais esclarecimentos sobre como consultar PIS 2022 e assuntos relacionados ao tema, continue acompanhando o portal.