Como Dar Entrada no Seguro Desemprego 2022? Como Solicitar Online!

Uma das principais dúvidas dos trabalhadores é como dar entrada no Seguro Desemprego 2022. O procedimento pode ser feito de forma online através do aplicativo o que facilita muito o andamento do pedido e a velocidade no atendimento. Continue acompanhando e veja como dar entrada no Seguro Desemprego 2022!

Como dar entrada no seguro desemprego 2022
Como dar entrada no seguro desemprego 2022

O que é Seguro Desemprego?

O seguro-desemprego tem a principal intenção de subsidiar recursos financeiros aos trabalhadores que perderam o vínculo laboral. Antigamente a lei era pautada apenas para trabalhadores formais em geral que ficaram desempregados sem justa causa. 

Entretanto, já subsidiam outros grupos de trabalhadores, entre eles estão: as empregadas domésticas com regras próprias, grupos pesqueiros,  pessoas que precisaram se ausentar do emprego para treinamento, ou aquelas que foram libertadas em regime de escravidão.

Antes o pedido do Seguro Desemprego se dava de forma presencial. Atualmente, como o sistema mudou, o trabalhador tem a possibilidade de dar entrada noSeguro Desemprego 2022 de forma online ou através do aplicativo.

Como dar entrada no seguro desemprego 2022

A quantidade de parcelas varia de cada trabalhador e a Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento do benefício. 

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito do cálculo a ser realizado. Porém, é importante salientar que o valor disponibilizado nas parcelas tem a ver com a média salarial levando em consideração os últimos 3 meses. 

Sendo assim, para ter uma noção do valor liberado basta somar os três últimos meses e dividir o resultado por 3, essa será a quantidade liberada de cada parcela.

O benefício está diretamente relacionado ao trabalhador. Entretanto, em situações particulares os beneficiários têm o direito de receber o valor por meio de terceiros. Veja a seguir as condições em que esse caso pode acontecer:

  •  Situações em que o beneficiário está privado de liberdade;
  • Casos em que o trabalhador está doente impossibilitado de receber o benefício pessoalmente;
  •  Óbito do segurado.

✓ Confira mais informações sobre o Seguro Desemprego:

É necessário estabelecer um curador ou uma pessoa responsável por receber o benefício, essa deve ser designada por lei. Acompanhe o texto a seguir e saiba como dar entrada no Seguro Desemprego 2022.


Como dar entrada no Seguro Desemprego 2022?

Existem três formas de solicitação do benefício. Dessa forma, é importante destacar que o trabalhador pode realizar solicitação no valor por meio presencial através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou por meio do Portal do Governo Federal.

O método convencional e portanto presencial, é direcionado às Superintendências Regionais do Trabalho. Contudo, para que o procedimento seja realizado, é preciso que haja um agendamento prévio através do telefone 158.

Por meio doaplicativo, o beneficiário pode solicitar o valor do Seguro Desemprego 2022 e acompanhar todo o procedimento até a liberação do valor. Essa é uma forma eficiente de ter noção sobre o andamento do processo e ter ciência sobre a necessidade de reavaliação das informações prestadas.

Mesmo com toda a facilidade adquirida com a tecnologia e com atendimento digital, o trabalhador que precisa solicitar Seguro Desemprego 2022 deve ir presencialmente à SRT para comprovar a veracidade das informações entregues nos meios remotos.

Como dar entrada no Seguro Desemprego 2022 online?

As pessoas que desejam solicitar o procedimento através do Portal do Governo Federal devem seguir  as instruções abaixo:

  •  Acessar o Portal do Governo Federal aqui;

  •  Preencher o  login por meio do CPF;
  •  Procurar por Seguro Desemprego e inserir as informações pedidas.

É fundamental que o segurado tenha cadastro no portal.  Entretanto, as pessoas que ainda não realizaram nenhum procedimento pelo site devem preencher um questionário que possibilite e permita o acesso aos serviços oferecidos na plataforma.

Para ver mais sobre como dar entrada no Seguro Desemprego 2022 e fazer o download do aplicativo clique aqui


Quais são os documentos necessários?

O processo de como dar entrada no Seguro Desemprego 2022 está especificado no tópico acima.

Para realizar o procedimento, é preciso ter em mãos: os documentos de identificação, termo de rescisão do contrato de trabalho,  carteira de trabalho,  cartão PIS/ PASEP ou as informações referentes ao extrato,  cartão cidadão e a guia do benefício.

Para mais detalhes sobre como dar entrada no Seguro Desemprego 2022 continue acompanhando o portal.

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Como Dar Entrada no Seguro Desemprego 2022? Como Solicitar Online!

Joanne Coutinho
Formada em Ciências Contábeis e especialista em produção de conteúdo para web desde 2015, trabalha como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre os principais assuntos relacionados a economia e finanças brasileiras.