Seguro Desemprego 2022: Quem Tem Direito e Como Solicitar Online?

O Seguro Desemprego 2022 é um auxílio que tem o propósito de amparar o trabalhador que perdeu seu posto de trabalho. Como um auxílio provisório, é preciso cumprir alguns requisitos antes de receber o valor. Para mais detalhes sobre como solicitar o valor e quem tem direito ao Seguro Desemprego 2022 continue acompanhando o texto abaixo!

Seguro Desemprego 2022
Seguro Desemprego 2022

O que é Seguro Desemprego?

Essa é uma garantia estabelecida por lei que fundamenta recursos para subsidiar durante o período em que o trabalhador estiver fora do mercado de trabalho.

Contudo, é importante mencionar que o direito serve para aqueles que foram demitidos sem justa causa ou que a empresa chegou à falência.

O projeto foi criado nos anos 80, mas foi nos anos 90 que o benefício solidificou e ampliou a cobertura e o valor entre os beneficiários, sendo mais um dos direitos trabalhistas junto com o PIS/Pasep 2022.

A quantidade de parcelas pode variar de 3 até 5. A quantidade, portanto, tem a ver com os salários anteriores do desempregado.

O seguro-desemprego atende aos trabalhadores demitidos sem justa causa, que tinham emprego formal até os últimos seis meses antes de solicitarem o benefício.

O seguro tem duração máxima de cinco parcelas, mas pode ser ampliado em casos de crises que causem desemprego em massa. O objetivo é garantir uma renda mínima temporária ao trabalhador desempregado para que ele possa manter-se dignamente enquanto procura um novo emprego.

Fonte: Portal Senado


Quem tem direito a receber o Seguro Desemprego 2022?

As pessoas que têm direito ao Seguro Desemprego 2022 são aquelas que exerceram atividades laborais na modalidade formal, que foram demitidas sem justa causa e que cumprem os determinados requisitos abaixo:

  • Não recebem nenhum benefício previdenciário;
  • Trabalhadores que não tem qualquer renda extra que possa garantir o sustento do lar.

✓ Veja mais detalhes sobre a remuneração em 2022:

Além disso, as pessoas que receberam salários de empregadores registrados como pessoa física ou jurídica e que cumprem as seguintes determinações:

  • Recebeu valores até 6 meses antes ao prazo de solicitação do benefício;
  • Recebeu 9 dos 12 meses anteriores à petição do benefício.

Veja a seguir como solicitar o Seguro Desemprego 2022 de forma rápida e fácil.


Como solicitar o benefício online?

Antes, para solicitar o valor do benefício, era preciso dirigir presencialmente à alguma unidade da Previdência Social.

Contudo, isso mudou. Atualmente, os portais e aplicativos se encarregam pela realização do atendimento e acompanhamento do benefício sem a necessidade de sair de casa.

Os pedidos podem ser realizados por telefone através do número 158, ou o interessado, se desejar, pode ligar para uma agência do trabalho no município de origem.

O portal de serviços também pode ser responsável pelo procedimento. Ao clicar aqui, o trabalhador será encaminhado ao site e deverá preencher a requisição.

É importante mencionar que o pedido do Seguro Desemprego 2022 pode ser realizado através do celular por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Para fazer o download, clique aqui.

O portal do Governo Federal e o aplicativo mencionado também podem ser usados para acompanhamento da petição, o atendimento é feito imediatamente sem a necessidade de espera.

O depósito do valor Seguro Desemprego pode ser realizado por meio das seguintes condições:

  • Depósito em conta digital da Caixa;
  • Em conta poupança com mesma titularidade;
  • Liberação do valor em conta mencionada pelo titular.

O trabalhador também pode se dirigir a qualquer agência da Caixa, apresentando a carteira de trabalho e o documento oficial com foto e sacar o valor.

Este, também pode ser liberado nos terminais de autoatendimento ou nas agências lotéricas. Para consultar o pagamento no portal da Caixa, clique aqui.

Para mais detalhes e esclarecimentos sobre o Seguro Desemprego 2022, continue acompanhando o portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Seguro Desemprego 2022: Quem Tem Direito e Como Solicitar Online?

Joanne Coutinho
Formada em Ciências Contábeis e especialista em produção de conteúdo para web desde 2015, trabalha como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre os principais assuntos relacionados a economia e finanças brasileiras.