Como usar FGTS para financiar casa própria em 2022? Regras da Caixa!

Uma das perguntas mais recorrentes hoje em dia é como usar FGTS para financiar casa própria em 2022. Muitas pessoas fazem o uso dessa oportunidade para sair de uma vez do aluguel. Contudo, para se inscrever no projeto é fundamental cumprir as regras. Para mais detalhes sobre como usar FGTS para financiar casa própria em 2022, continue acompanhando o portal!

Como usar FGTS para financiar casa própria em 2022
Como usar FGTS para financiar casa própria em 2022

O que é o FGTS?

O também chamado Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é uma forma de proteger o trabalhador que sofreu uma demissão sem justa causa. O método de depósito é feito mensalmente e tem uma porcentagem referente a 8% do salário mínimo em vigor.

É de responsabilidade das empresas/empregadores realizarem esse procedimento. O valor pode ser sacado de forma integral, por meio de um adiantamento ou apenas 40%, tudo depende da intenção do beneficiário.

Em situações de doenças, o trabalhador tem direito a realizar o saque total do valor. Entre as enfermidades estão: Neoplasias, AIDS ou doenças em situação de estágio terminal. As condições são liberadas também para cônjuges ou dependentes.

O FGTS é fundamentado por lei e iniciou desde os anos 60. Entre as pessoas que têm direito ao fundo estão os trabalhadores formais, sejam temporários, avulsos ou rurais, atletas, empregados domésticos, safreiros e afins.

✓ Confira mais informações sobre o uso do FGTS:

Além de casos de doença, há outros motivos pelos quais possibilitam ao trabalhador realizar o saque.

A rescisão de contrato, aposentadoria, desastres naturais, fechamento da empresa, trabalhadores com mais de 70 anos, herdeiros ou dependentes, compra da casa própria e similares.

Para saber como usar FGTS para financiar casa própria em 2022 continue acompanhando o texto abaixo.


Como usar FGTS para financiar casa própria em 2022?

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o financiamento pode acontecer mediante três categorias. O beneficiário pode escolher o pagamento parcial, a amortização ou a aquisição de imóveis em processo de construção.

O pagamento parcial tem a ver com a quitação de parcelas pendentes respeitando a porcentagem de até 80% de possibilidade de pagamento do débito. Podendo sempre consultar FGTS 2022 para saber se terá condições para este financiamento. 

Além disso, é possível que essa redução seja feita em até 1 ano, levando em consideração o contrato realizado previamente.

A amortização tem a ver com a liquidação do saldo devedor. Contudo, se diferencia da medida anterior pela inexistência da porcentagem e do prazo determinado.

A dívida pode ser quitada se o contrato de acordo da compra do imóvel for realizado pelo Sistema Financeiro de Habitação.

Por fim, os trabalhadores podem escolher por comprar um imóvel em construção e o valor do FGTS 2022 pode ser utilizado desde o procedimento inicial necessário para dar entrada no imóvel, até parcelas ou quitação total, a depender do valor em conta.

Entretanto, algumas condições são precisas para a utilização do valor. Veja a seguir.


Regras para usar o FGTS na compra da casa própria

As regras estabelecidas pela Caixa são para o comprador e o imóvel que devem estar dentro dos parâmetros e regulamentos do banco. Os modos de como usar FGTS para financiar casa própria em 2022 foram inseridos acima.

Contudo, as normas para o comprador são: Não ter outro tipo de financiamento imobiliário, não ter nenhuma propriedade em seu nome e ter um trabalho regulamentado de pelo menos 3 anos. Esse prazo pode ser para atividades laborais exercidas ou não de forma contínua.

Já os imóveis, não podem ser de quesito comercial, tem que ter um valor limite de R$ 1.500.000,00, estar inserido em perímetro urbano, não ter sido posse do FGTS nos últimos 3 anos, estar inserido no RI e ter condições de habitação.

No momento do acordo, o beneficiário paga tarifas diferentes a depender da modalidade de compra. Para quitar o imóvel à vista os valores pagos são referentes à intermediação, já para a aquisição parcelada as taxas são as inseridas no contrato.

Veja a seguir passo a passo de como usar FGTS para financiar casa própria em 2022.


Como realizar a compra do imóvel com o FGTS?

Para realizar a compra da casa própria utilizando o Fundo de Garantia, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site da Caixa  aqui e realize a avaliação do valor do saldo em conta;

  • Organize a documentação necessária;
  • Entregue no banco ou em algum conveniado;
  • Espere a avaliação.

Os documentos serão analisados e se aprovados, a Caixa entra em contato. Para mais detalhes sobre como usar FGTS para financiar casa própria em 2022, continue acompanhando o portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Como usar FGTS para financiar casa própria em 2022? Regras da Caixa!

Joanne Coutinho
Formada em Ciências Contábeis e especialista em produção de conteúdo para web desde 2015, trabalha como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre os principais assuntos relacionados a economia e finanças brasileiras.