FGTS Emergencial 2022: Como Sacar e Quem Tem Direito?

Se você chegou para saber detalhes sobre o FGTS Emergencial 2022, chegou no lugar certo. Aqui trouxemos mais informações sobre os valores, como fazer a requisição e qual a melhor forma para sacar o FGTS Emergencial 2022. Confira mais detalhes a seguir e não perca as novidades!

FGTS Emergencial 2022
FGTS Emergencial 2022

O que é FGTS Emergencial?

O saque do FGTS emergencial foi liberado e amparado de acordo com a medida provisória do ano de 2020. A principal intenção foi proporcionar fundos às pessoas que se sentiram prejudicadas com a pandemia do novo Coronavírus.

Dessa forma, foi permitido que os trabalhadores que tinham valores retidos de até um salário mínimo pudessem fazer os saques.

O processo de antecipação do saque do valor foi de grande valia. Porém, o governo ainda não confirmou a possibilidade da continuidade do benefício principalmente pelo fato da necessidade de cumprimento do orçamento de 2021 no que se refere ao teto de gastos públicos.

✓ Veja mais informações sobre o FGTS:

Entretanto, a grande especulação em torno da possibilidade de realização do Saque do FGTS Emergencial 2022.

A Caixa Econômica é a responsável pelo pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço Emergencial e afirmou que ainda não há previsão para liberação de novos saques, o que entende-se que há ainda a possibilidade de realização do procedimento.


Quem tem direito ao FGTS Emergencial 2022?

Com as medidas tomadas, mais de 60 milhões de pessoas realizaram os saques. Desta forma, quase 38 bilhões de reais serão disponibilizados aos Trabalhadores.

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito das datas correspondentes. Entretanto, assim como qualquer programa governamental, a data de nascimento do trabalhador é levada em consideração. Nesse caso, deve-se haver o saque através da conta poupança social digital.

Os trabalhadores que têm mais de uma conta bancária também podem realizar o saque emergencial, entretanto, há uma regra que possibilita a disponibilização do valor.

Assim como em outros casos, o FGTS Emergencial 2022 tem saque máximo de R$ 1045 salário mínimo em vigor.

Entretanto, em caso de mais uma conta de FGTS a ordem para saque será a conta de contrato de trabalhos extintos e em seguida as demais, sempre iniciando pela conta do FGTS que tiver o menor valor disponibilizado ao trabalhador.

O Caixa Tem é o aplicativo utilizado para movimentação das contas bancárias desde o surgimento do auxílio emergencial. A ferramenta possibilita que os trabalhadores possam realizar transações online e fazer pagamentos compras e cargas tudo de forma automática.

Por meio do QR Code também é possível a realização de compras. Sendo assim, o trabalhador pode realizar transações com a ferramenta, porém não será permitido o saque que será feito apenas na data de nascimento do segurado.

É importante lembrar também que a regra não muda para os trabalhadores que possuem qualquer conta vinculada da Caixa Econômica, já que o valor disponibilizado será apenas por meio da conta poupança social digital. 


Como sacar o benefício?

É válido mencionar que o cartão cidadão também não poderá ser utilizado para realização do saque do FGTS Emergencial 2022.

O aplicativo é a única maneira de receber o valor. O documento de identificação também não pode ser usado para realização do saque.

✓ Dê uma olhada em mais tópicos sobre o FGTS:

O beneficiário pode escolher receber em casas lotéricas ou através do terminal de autoatendimento. Um código precisará ser usado para liberação do benefício que será disponibilizado por meio do aplicativo Caixa Tem.

Todo processo referente a movimentação da conta assim como requisição e acompanhamento dos valores disponibilizados serão feitos através da ferramenta do aplicativo da Caixa.

Para mais detalhes sobre o FGTS Emergencial 2022, continue acompanhando este Portal.

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

FGTS Emergencial 2022: Como Sacar e Quem Tem Direito?

Joanne Coutinho
Formada em Ciências Contábeis e especialista em produção de conteúdo para web desde 2015, trabalha como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre os principais assuntos relacionados a economia e finanças brasileiras.