Quem Tem Direito ao FGTS em 2022: Regras, Valor e Tipos de Saques

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quem tem direito ao FGTS em 2022. Sendo assim, separamos as principais informações sobre regras, valores e tipos de saque para melhor esclarecimento. Acompanhe as dicas sobre quem tem direito ao FGTS em 2022 e saiba como realizar a solicitação do benefício!

Quem tem direito ao FGTS em 2022
Quem tem direito ao FGTS em 2022

O que é FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito do trabalhador estabelecido por lei. O depósito é realizado mensalmente com o percentual de desconto equivalente a 8%.

A Caixa Econômica Federal é a instituição responsável pelo pagamento do benefício, é importante lembrar que o valor do benefício referente a conta de cada trabalhador não fica parado e geralmente é utilizado pelo governo em áreas referentes à habitação popular, infraestrutura ligada à pavimentação urbana e saneamento básico.

Uma dúvida rotineira dos trabalhadores é sobre quem é o responsável pelo pagamento do FGTS e pelos depósitos mensais. O depósito é feito pelo patrão ou empresa responsável pelo trabalhador.

A data para recolhimento do valor é até o dia 7, caso a empresa realize o pagamento além desse dia será pago uma taxa de juros referentes aos dias em atraso.

O valor pago do FGTS depende do caso do trabalhador e o percentual de 8% leva em consideração informações sobre salário, horas extras, adicional noturno, benefícios e outros.

Já os contratos referentes ao jovem aprendiz que o percentual cobrado aos empregadores é de 2%. Os valores podem ser acessados por meio do site ou do aplicativo.

✓ Veja mais informações sobre o FGTS:

Além disso, o trabalhador ainda pode ter acesso às informações através de mensagem de texto pelo celular. 

Veja a seguir mais detalhes e saiba quem tem direito ao FGTS em 2022!


Como consultar o saldo pelo celular?

O saldo do fundo de garantia por tempo de serviço pode ser acessado através do celular por meio do aplicativo próprio do FGTS.

O trabalhador pode ter acesso aos dados através do Google Play ou do App Store. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  •  Após o download do aplicativo, clica em primeiro acesso;

  •  Observe atentamente o contrato e aceite documento;
  •  Preencha o formulário adequadamente com os dados pedidos e clique em próximo;
  •  Faça um cadastro e um login.

 Para realização do login é preciso informar o CPF e cadastrar uma senha. Muitas pessoas têm dúvidas a respeito de quando pode ser realizado o saque do FGTS. Sendo assim, o trabalhador pode realizar o saque em situações como: 

  • Demissão sem justa causa; 
  • Rescisão por acordo;
  • Aposentadoria;
  • Compra da casa própria;
  • Quitação do imóvel;
  • Fechamento da empresa;
  • Morte do patrão;
  • Término de contrato;
  • Doenças graves;
  • Idade superior a 70 anos; 
  • Entre outros 

Veja a seguir mais detalhes e saiba quem tem direito ao FGTS em 2022.


Quem tem direito ao FGTS em 2022?

Essa é uma dúvida recorrente entre os trabalhadores formais da população em geral.

As pessoas que têm direito ao benefício são os trabalhadores regidos pela CLT, ou seja, trabalhadores formais, os trabalhadores chamados de intermitentes, de caráter temporário, os trabalhadores avulsos, atletas profissionais, safreiros ou Trabalhadores Rurais entre outros.

É válido lembrar que as empregadas domésticas também têm direito ao benefício desde a lei do ano de 2015.

saque aniversário FGTS 2022 é uma modalidade de FGTS. Apesar da mudança não ser obrigatória, alguns trabalhadores preferem modificar a data de saque.

As pessoas que escolherem receber o valor do benefício anualmente não podem receber o valor total do FGTS. A data para recebimento do valor varia do mês de aniversário.

Para mais detalhes sobre quem tem direito ao FGTS em 2022, continue acompanhando o Portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Quem Tem Direito ao FGTS em 2022: Regras, Valor e Tipos de Saques

Joanne Coutinho
Formada em Ciências Contábeis e especialista em produção de conteúdo para web desde 2015, trabalha como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre os principais assuntos relacionados a economia e finanças brasileiras.